II Fórum

II FÓRUM - VÍDEOS

ABERTURA

         Rose Rolim dá as boas vindas aos participantes do evento, em nome da Comissão Organizadora do II Fórum para a Integração entre o Ensino de Língua e Literatura, e apresenta o histórico do Fórum.

         Rose Rolim é graduanda da Licenciatura em Letras-UFRGS, co-autora do projeto Fomento a Integração e entre o Ensino de Língua e Literatura e membro do GT Língua e Literatura.





Abertura do II Fórum

       
Profª Luciene Simões

Palestra: Os Gêneros do Discurso na Aula de Português e Literatura.

Luciene Juliano Simões é professora de Estágio I no curso de Letras da UFRGS e Tutora do Programa de Educação Tutorial do mesmo curso.


“Falar de gênero do discurso como organizador do ensino de Português e Literatura é falar de leitura e escrita como prioridades absolutas desse ensino; e nessa medida a minha mensagem como formadora de professoras, e professores, é de que o professor de Português e Literatura é alguém que entende de texto. E aí, eu digo: entende de texto para dentro e para fora, em si e no mundo.”














 
Profª Gabriela Cardoso


Painel de Boas Práticas I - Vidas Secas: Uma Aula de Literatura para Estrangeiros

Gabriela Mattos Cardoso é mestranda em Literatura Brasileira no IL-UFRGS e professora no Programa de Português para Estrangeiros da mesma instituição.


“Eu orientei muitas vezes os meus alunos, durante muitas aulas, que eles lessem o livro ignorando aquilo que eles não encontrassem no dicionário; e que fosse muito difícil, de difícil compreensão. E mesmo antes de procurar no dicionário, eu pedi que eles lessem e tentassem seguir, e entender pelo contexto o que eles estavam lendo. Durante esse mês eu tive quatro aulas com eles; pouquíssimas vezes eles vieram me procurar para me dizer assim:“Ah, não, é impossível de ler, não estou entendendo!E,eles fizeram exatamente isto: não entendi esta parte, vou seguir e vou entender mais adiante.”



Profª Regina Zilberman


Palestra: A Importância da Literatura na Formação do Aluno Leitor.

Regina Zilberman é professora do IL-UFRGS, escritora e especialista em Literatura Infanto-Juvenil

“Todos nós lidamos com a fantasia. A fantasia... ela nasce das nossas interações familiares, vai se constituindo por objetos, por desejos não realizados, frustrações e assim por diante. Mas a fantasia... o inconsciente... vai sendo povoado por figuras, por formas de resolver as questões, que vão constituir esse imaginário. E o imaginário é aquilo que está presente na constituição de cada um de nós, mas é também aquilo com o qual vai lidar a Literatura. A Literatura lida com linguagem verbal é claro, mas essa linguagem transparece através de uma construção imaginária; ela é fantasia..”


Profª Jane Tutikian

 Palestra: O Autor na Escola: Um Encontro De Mundos

Jane Tutikian é professora do IL-UFRGS – atualmente exercendo o cargo de Diretora na mesma instituição e escritora. Em 2011, foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

“Esses encontros que eu tenho com eles, quase que semanais, são encontros para discutir literatura. Eles normalmente já leram os livros quando eu chego lá. A gente discute não só os livros que eu fiz, mas a gente discute outros livros também [...] daí eles começam a falar sobre as vidas deles... e eles levantam, e falam poesias que eles fizeram. Por isso que eu disse que adolescente gosta de poesia; não sei por que a gente diz que não... e adolescente gosta de ler...”
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário